psicologia

Janeiro Branco  é uma campanha que pretende mobilizar a sociedade em favor da saúde mental e o mês de janeiro foi escolhido a dedo para a campanha.

É em janeiro que as pessoas têm a sensação de um recomeço, novos planos e novo estilo de vida. Os criadores da campanha quiseram aproveitar esse clima para que as pessoas comecem o ano pensando, também, em sua saúde mental.

Além disso, muitas pessoas passam pela “melancolia de fim de ano” ,  quando ficam mais fragilizadas. Assim, esse é um bom momento para buscar ajuda profissional e começar a cuidar da mente.

A cor branca da campanha representa o “quadro em branco”, o “papel em branco”, no qual escreveremos ou desenharemos uma nova história da “saúde mental”, sem os tabus e preconceitos que a cercam.

Saúde mental ainda é pouco discutida e há muito tabu a respeito do tema.

A maioria das pessoas acham que ir a um psicólogo é “coisa de louco” , mas isso é herança de uma cultura antiga e ultrapassada de higienização, onde se tirava tudo aquilo que incomodava na sociedade e isolava em manicômios. O paciente que possuía algum distúrbio psíquico era visto como inferior, sem cura, e que deveria ser isolado e afastado para não incomodar aqueles “saudáveis”.

Junto com essa fama desrespeitosa, a compressão do trabalho do psicólogo também se inferiorizou ao acreditarem que era a profissão que cuidava apenas dos “loucos”, daqueles que deviam ficar isolados.

É preciso compreendermos o conceito de saúde mental de forma ampliada, como um estado de equilíbrio que proporciona bem-estar ao indivíduo e a sociedade como um todo. Com essa ideia em mente, o Janeiro Branco pretende colocar o tema em evidência, fazendo com que as pessoas reflitam, discutam e atualizem suas ideias sobre o que, realmente, é a Saúde Mental.

O tabu de que a psicoterapia seria coisa para “loucos” acaba afastando as pessoas de buscarem ajuda psicológica, afasta-as da possibilidade de saúde mental. Quem de nós nunca ouviu alguém dizer que “não precisa” de psicólogo ? Como se dissesse : “eu ainda estou no controle, não preciso de alguém para dirigir minha vida”.  Mas, em uma sociedade que cada vez mais trata as pessoas sem considerar suas individualidades, todos precisamos compreender a nós mesmos e a forma como lidamos e reagimos ao mundo.

Devemos promover saúde mental a cada um de nós e assim, conseguiremos uma sociedade mais saudável e consequentemente mais segura e agradável.

mindset coaching

Quando falamos em saúde do corpo, todos aceitam o cuidado preventivo. Faz sentido cuidar do corpo para que ele não sofra e adoeça, não é mesmo ? Mas, e a mente? Por que a mente só recebe cuidados quando a coisa já está “no fundo no poço” ?

 Quando fazemos exercício para promover saúde ao nosso corpo colocamos um bom tênis para que o nosso joelho e articulações não sofram com o impacto. Mas e o impacto diário em nossa vida emocional ? O estresse, os problemas financeiros, familiares, as inseguranças, os medos? Por que não podemos vestir algo para amortecer esses impactos em nossa vida também ? Parece mais do que justo que cuidemos daquilo que controla todo o nosso corpo, pois o corpo pode estar bem, mas se a cabeça vai mal, tudo estará mal. 


A mente e o corpo andam juntos.


O Psicólogo cuida daquilo que mais negligenciamos o tempo todo, aquilo que faz com que nos sintamos bem ou mal. Por isso, precisamos falar sobre saúde mental, precisamos desconstruir essa ideia de que ir ao psicólogo é coisa de “gente louca”. Não podemos ter vergonha de admitir que precisamos cuidar dos desconfortos mentais e não só dos físicos. 


Buscar ajuda psicológica não significa perder o controle de sua vida, pelo contrário, significa manter-se no controle, significa compreender que podemos buscar formas de lidar com as situações que nos fragilizam.

Temos um número crescente de casos de depressão, ansiedade, fobias, pânico e até agressividade e desrespeito. Isso mostra que as pessoas precisam começar a cuidar também de aspectos mentais e emocionais de sua vida. Por isso, nós psicólogos, pretendemos falar muito sobre o assunto durante esse mês e esclarecer todas as dúvidas que vocês possam ter.

Juntos, vamos fazer o mês de janeiro um marco estratégico para que as pessoas reflitam, debatam e planejem ações em prol da Saúde Mental e da felicidade em suas vidas.

                                   

Saiba mais sobre a proposta: http://janeirobranco.com.br/projeto-janeiro-branco/

psicologia

 

Suellen Souza

Psicóloga