fbpx

A gestão de conflitos é uma preocupação atual das empresas

A gestão de conflitos é uma preocupação atual das empresas, que por sua vez precisam proporcionar um ambiente saudável para os seus colaboradores, seja de forma remota ou presencial.

Aqui você vai descobrir que a toxicidade causada pelo conflito no ambiente de trabalho pode ser evitada com algumas orientações.

As divergências geradas entre as pessoas na empresa podem ser usadas de maneira positiva, enriquecendo a cultura organizacional e proporcionando mudanças significativas para um bem comum.

Na prática não é tão fácil fazer pessoas diferentes se respeitarem e trabalharem para um objetivo comum, principalmente em ambientes diversificados como estamos vivendo, mas não é impossível, pelo contrário, com uma boa liderança e boa comunicação tudo é possível. Confira nossas dicas!

O que é gestão de Conflitos?

A gestão de conflitos são os métodos usados pela liderança de uma organização para administrar de maneira prática situações de discórdia, discussões e oposição de ideias entre seus colaboradores.

Ou seja, é uma forma de mediar os obstáculos de comunicação entre as pessoas ou times, tornando uma situação negativa em algo produtivo.

Os problemas criados na convivência entre os funcionários são muito comuns no ambiente de trabalho seja ele presencial ou online, por isso a maneira como a gestão lida com esses conflitos impacta diretamente o bem-estar da empresa e de seus colaboradores.


Quais as causas de conflitos nas empresas?

As causas que geram os conflitos são muitas, geralmente são fruto de um confronto pessoal ou profissional, podendo ser por oposição de ideias, sentimentos ou interesses.

As divergências geradas no âmbito da corporação afetam direta ou indiretamente o ofício de uma equipe ou um funcionário, por isso mediar esses desentendimentos é uma tarefa importante.

Um dos principais motivos de conflitos na área corporativa são:

  • Mudanças rápidas de processos ou conduta da empresa;
  • Falha na comunicação;
  • Pressão nos prazos;
  • Discordar das normas de conduta da empresa;
  • Impor novas restrições aos colaboradores;
  • Lideranças tóxicas;
  • Ambiente estressante;
  • Abuso de autoridade, dentre outros.

Liderança: como resolver os conflitos no ambiente de trabalho

Como vimos anteriormente, um ambiente de trabalho tóxico pode promover não só conflitos, mas também a desmotivação dos trabalhadores, contribuindo para o aumento do estresse.

Para que a convivência dos colaboradores da sua empresa seja saudável é preciso proporcionar um espaço menos competitivo com uma liderança mais democrática, visando a interferência nos conflitos de forma pacífica.

Antes de mais nada, quando alguma divergência ocorre dentro do ambiente corporativo os gestores devem agir o mais rápido possível para resolver o problema, caso haja procrastinação pode gerar mais desconforto na equipe. E quando essa equipe está atuando online o problema pode ser ainda maior.

A comunicação entre todas as partes é o ato mais relevante para desvendar a solução. Ouça todas as partes envolvidas e tente cavar até a raiz do problema. Ser empático e imparcial pode ajudar muito.

Passar pano por cima, ou ignorar qualquer “probleminha”, pode ser um passo para que isso vire uma bola de neve e afete outros colaboradores gerando um ambiente hostil para trabalhar.

Quem gosta de ficar em um ambiente onde não se sente acolhido? Ninguém. Por isso uma boa estratégia da liderança da empresa deve ser resolver todas as questões conflituosas e não deixar nada passar.

Veja aqui 5 maneiras de melhorar o ambiente da empresa:

1. Incentive os diálogos

Como já falamos anteriormente, a comunicação é um dos fatores mais relevantes para melhorar o ambiente de trabalho de qualquer empresa.

A liderança precisa incentivar os diálogos entre os colaboradores e também manter-se como mediadora das informações.

Uma dica é abusar da tecnologia, usar aplicativos que disponibilizam a comunicação interna da empresa e que ajude na troca de informações.

2. Motive seus colaboradores

A empresa deve motivar os colaboradores, proporcionando momentos de aprendizagem em palestras e treinamentos, que também ajudam a melhorar a comunicação. A boa notícia é que isso pode ser feito online.

Esses momentos descontraídos ajudam a reciclar os momentos de troca entre os colegas de trabalho, tornando o ambiente de trabalho mais saudável.

3. Tenha bons líderes 

A liderança de uma empresa faz muita diferença na gestão de conflitos, invista em líderes exemplares que ajudem na manutenção dos relacionamentos interpessoais.

4. Acompanhe os feedbacks

Os feedbacks são um grande diferencial dentro do ambiente corporativo, eles ajudam de forma geral a empresa melhorar sua forma de trabalhar.

Mas não é só isso, os feedbacks desempenham uma importante tarefa de impulsionar o outro a crescer, quando recebe uma crítica construtiva, por exemplo. Nem sempre é o que se fala, e sim como se fala.

Não se esqueça dos retornos positivos que motivam os colaboradores a continuar com o bom desempenho.

5. Permita pausas

Lembre-se, online ou presencial a pausa é imprescindível. Uma mente tranquila é capaz de novos insights e de produzir muito mais.

Aprender a lidar com pressão e ter bom equilíbrio emocional pode diminuir o estresse e conflitos, então investir em sua equipe pode ser uma boa saída.