Tenho 43 anos e sou mãe de dois adolescente com 17 e 15 anos, sou diretora de uma pequena empresa de TI e outra de RH. E com uma vida corrida, ouvir na essência filhos e amigos é um grande desafio.

Esse artigo se deu pela experiência de ser mãe e coaching, vivenciando várias histórias e ouvindo vários jovens com ânsia de liberdade e sem saber que direção tomar.

O coach, é um profissional que aplica a metodologia de coaching, com técnicas que irão conduzir os jovens a um processo de mudança. Tornando-se um grande aliado de pais e educadores na jornada de conduzir esses jovens a um brilhante futuro.

A fase da adolescência é composta de várias situações que nem sempre pais, adolescente e escolas estão prontos para enfrentar. O assédio dos pais, disputa entre irmãos, as exigências dos professos, ciúmes, mudanças físicas, a aceitação em grupos sociais, sexualidade vícios são apenas alguns dos exemplos. Ou seja, os adolescentes têm que lidar com muita pressão no seu dia-a-dia, tornando suas vidas nada fácil.

Um coach ajuda pais e adolescentes a dar mais leveza a nesse caminho, potencializando seus sonhos em direção ao futuro. Através das técnicas empregadas, acrescenta novas maneiras de se comunicar e dá liberdade a esses jovens aprendizes a descobrirem suas próprias felicidades em harmonia com o mundo que está dentro deles e ao seu redor. Afinal, eles só estão começando e tem uma vida maravilhosa à frente.

O que o coaching pode trazer ?

Consciência da vida, senso de responsabilidade, aceitar consequências negativas ou positivas de suas atitudes e tirar o melhor de cada uma. Aprendendo, assim, a olhar de forma diferente sua vida familiar e social.

Descobrir seus gostos e desabrochar seus talentos, seja na escola, esporte ou em qualquer outra atividade.

Mudar seu olhar em meio a momentos de estresse, crise ou incompreensão. Através da autorreflexão, esses adolescentes aprendem a lidar com suas emoções e passam ter controle de suas vidas. Afinal, nossos filhos não são nossos e precisam aprender a agirem com maturidade e autoconfiança.

Como disse Khalil Gibran:

“Vossos filhos não são vossos filhos.
São os filhos e as filhas da ânsia da vida por si mesma.
Vêm através de vós, mas não de vós.
E embora vivam convosco, não vos pertencem.
Podeis outorgar-lhes vosso amor, mas não vossos pensamentos,
Porque eles têm seus próprios pensamentos.
Podeis abrigar seus corpos, mas não suas almas;
Pois suas almas moram na mansão do amanhã,
Que vós não podeis visitar nem mesmo em sonho.
Podeis esforçar-vos por ser como eles, mas não procureis fazê-los como vós,
Porque a vida não anda para trás e não se demora com os dias passados.
Vós sois os arcos dos quais vossos filhos são arremessados como flechas vivas.
O arqueiro mira o alvo na senda do infinito e vos estica com toda a sua força
Para que suas flechas se projetem, rápidas e para longe.
Que vosso encurvamento na mão do arqueiro seja vossa alegria:
Pois assim como ele ama a flecha que voa,
Ama também o arco que permanece estável. ”

Ser adolescente é um antagonismo de euforias e incertezas. Fase difícil e linda ao mesmo tempo. Sentir-se oprimido e completamente sem chão é comum para alguém que está aprendendo e só quer ser entendido, ou ainda melhor, que quer aprender a se entender.

O coach vai entrar nesse universo para ajudá-lo a se encontrar e a buscar seu equilíbrio emocional, como priorizar o que realmente é importa, auxiliá-lo a definir suas metas e a estabelecer seus objetivos, criando um plano realista para a obtenção de seu sucesso.

Se conhecermos nossos pontos forte e fracos, seremos capazes de melhorar nosso relacionamento e, portanto, capazes de melhorar nossas vidas ao lado das pessoas importantes e que mais amamos.

O adolescente precisa sentir que existem limites, mas muito amor ao mesmo tempo. Assim poderá saber onde está inserido e com quem pode realmente contar de forma autêntica e honesta.

Trabalhar a sua autoestima, elevando sua confiança, é um processo fundamental para que o adolescente possa se ver como ele realmente é : “Um ser capaz de mudar tudo que está a sua volta”.

Aprender a habilidade de se comunicar e assim se fazer entendido, seja por amigos, família e outros. Descobrir que uma comunicação eficiente começa primeiro em ouvir na integra e, sem pré-conceitos, formar uma opinião antes de expressá-la.

Uma comunicação clara entre pais e adolescente pode ser um grande escudo para blindar seus filhos.

O que falta nos pais ?

Não é fácil ser pai e mãe, não temos um manual com um passo a passo. Precisamos também aprender todos os dias com eles. Afinal, são frutos do que somos, ou do que nos transformamos. O que temos passado para nossos filhos? Traumas, inseguranças, medos, frustações…?
Muitas das vezes, esquecemos que eles são seres únicos, que estão aprendendo a viver e que não precisam de nossas cargas/heranças pesadas. Até porque, fatalmente irão construir suas próprias.

Esse é o e no princípio de tudo: “ajudar pais e filhos a perceberem que o maior ganho está na troca, no amor/comprometimento e na compreensão mútua.

Quando amamos, percebemos que nenhuma dificuldade pode ser tratada como impedimento.

O que esse adolescente precisa ver com clareza é que se desistir agora nunca saberá se um dia conseguiria alcançar seus sonhos.

“Felicidade é quando o que você pensa, o que você diz, e o que você faz estão em harmonia.
(Mahatma Gandhi)”

Micheline Carvalho – Master Coach