RH Estratégico

rh estratégico

De acordo com a Scientific Electronic Library, o conceito de RH Estratégico surgiu nos anos 80 e foi construído a partir de conceitos de duas grandes Universidades : a Michigan Concept e a Harvard Concept.

O Michigan Concept define o RH estratégico como a junção de missão, estrutura e estratégia. Ou seja, seleção, avaliação, remuneração e desenvolvimento devem ser realizados estrategicamente. Já para a Harvard Concept, o setor de Recursos Humanos é um tomador de decisões no planejamento estratégico da empresa.

Para tal o RH deve estar alinhado ao negócio da corporação, integrando as decisões tomadas pelos gestores, com diretrizes, processos e objetivos bem definidos.

Fato é que um RH estratégico produz efeitos mais rápidos, como comprometimento, produtividade e competências.

RH estratégico  versus  RH tradicional

 
De acordo com estudo realizado pelo Boston Consulting Group com mais de 3 mil profissionais da área, a eficiência dos dois modelos é a principal diferença entre o RH estratégico e o RH tradicional. Além disso o estudo demonstra a ligação entre eficiência da área de RH e o desempenho da empresa.
 
A pesquisa também comprovou que a empresa que possui um RH estratégico tem um resultado financeiro duas vezes maior do que uma empresa que não possui.

Como ter um RH estratégico ?

 
Se você deseja adotar um Recursos Humanos estratégico, é preciso conhecer seus processos, mapeando-os, é preciso ter ciência da estrutura empresarial, ter claro custos, cargos, formas de remuneração.  É necessário ter claras as regras  de promoção e desenvolvimento dos colaboradores.
 
É preciso ter gestores alinhados às melhores práticas de liderança. 

Os colaboradores devem ter seus comportamentos alinhados à estratégia da empresa, sua missão e valores.

É necessário que todos possam ser ouvidos, que opinem e tenham feedback. 
 

O RH precisa demonstrar para a direção da empresa o valor que as metas e estratégias têm, principalmente quando possuem o respaldo dos profissionais de cada área. Depois, é preciso traçar essas metas e acompanhá-las. 

Não é um trabalho rápido, pois estamos falando de modificar cultura. Entretanto, os resultados ocorrem em curto prazo quando o RH for bem estruturado.