A primeira experiência de coworking nasceu em Berlin, no ano de 1995. Um espaço onde se compartilhava instalações e recursos.


Mas apenas em 1995 surge o termo “coworking”, em uma instalação em New York, baseado em criar uma rede de colaboração.


O coworking teve seu maior incentivo na necessidade de reagir à improdutividade causada pelo modelo de Home Office.

coworking trabalho home office

Um “espaço de coworking” é um local onde você pode ir diariamente, sentar em uma mesa aleatória ou fixa, e ter a sua disposição uma boa conexão com a internet, cozinha, armários, geladeira, café, impressoras, telefone e uma série de equipamentos necessários a um bom trabalho.

Principalmente fora do Brasil existem também espaços de coworking que também possuem ferramentas e máquinas para desenvolvimento de produtos e confecção de protótipos.

Não bastasse isso, você ainda tem a companhia de pessoas diferentes, expandindo seu networking, integração, negócios e conhecimento.

O fato de estar num ambiente produtivo nos torna mais eficazes devido a energia e mentalidade geradas pela interação e pela capacidade de criação de um ambiente de coworking. Seu dia provavelmente será mais energizante, divertido e feliz.

O gestor que opta por esse modelo de trabalho tem que ser um líder que visualiza a diversidade e equipes multidisciplinares como algo estratégico para o crescimento da empresa, é um Líder Coach. Ele percebe que os custos do uso de um espaço de coworking são muito menores do que os benefícios financeiros que ele cria.

O Coworking é um modelo que serve para todo tipo de empresa : empresas enxutas, que focam no seu produto e terceirizam as demais atividades; startups; empresas em início de operação; empresas pequenas, médias ou grandes em expansão; empresas que precisam de espaços temporários para projetos; entre outras.

Numa gestão moderna, muitos modelos de negócios precisam alocar temporariamente mais espaço para um projeto e o modelo de coworking é ideal para redução de custos, evitando-se as amarras legais num processo tradicional de aluguel.

Entretanto, para aqueles profissionais que trabalham solitários, com autodisciplina e que produzem melhor assim, o modelo de coworking pode não ser uma boa opção. Neste caso o trabalho em casa pode ser mais indicado.

Para quem não tem autodisciplina, trabalhar em casa não é uma opção. Se você trabalha em casa, não há responsabilidade real, sendo muito fácil distrair-se e perder tempo valioso. Além disso, as tarefas relacionadas à família sempre se apresentarão, pois se você estiver em casa, você deve
estar disponível.

Podemos elencar algumas das principais vantagens dos ambientes de coworking.  São elas :

Networking – Os espaços de coworking aumentarão sua rede, conectando você a pessoas relevantes para o seu negócio, a potenciais clientes, fornecedores ou até mesmo. Nos espaços de coworking você tem a garantia de encontrar pessoas de alta qualidade e talentosas.

Criatividade – Em espaços colaborativos há pessoas de várias empresas, etnias, religiões, preferências sexuais, etc. Em locais com diversidade, a probabilidade de pessoas de outras empresas te gerarem ideias diferentesé muito maior, pois há diversas visões e pontos de vista em ebulição.

Apoio emocional – Sim, um ambiente onde todos passam pelos mesmos altos e baixos em suas empresas é muito mais fácil que as pessoas te apoiem e entendam suas dores.

Foco – Se você está num local produtivo e organizado, você também assim o será. É o que os estudos de Programação Neurolinguística (PNL) comprovam.

Vida Social – Um dos pilares da estabilidade emocional é ter uma vida social equilibrada. Um lugar de coworking permite fazer novas amizades com pessoas interessantes.

 

Impressionar seus clientes – Os espaços de coworking são uma ótima opção para realizar reuniões importantes com seus clientes.

Redução de Custos – Em muitos modelos de negócios faz muito mais sentido financeiro utilizar um coworking do que alugar seu próprio
escritório. A preocupação e administração da infraestrutura, contas públicas, serviços, insumos, entre outros, consomem dinheiro e tempo.


Flexibilidade –
Além de poder fazer contratos com tempos menores que de um aluguel tradicional, há a possibilidade de expandir ou retrair o espaço de imediato, conforme sua necessidade. Além disso, muitas estruturas de coworking são internacionais, assim, caso você esteja viajando a trabalho, poderá contar com a mesma estrutura em outros países.

Ajuda especializada – Os espaços de coworking reúnem as melhores mentes, cada especialista em seu próprio campo. Imagine poder trocar
experiências e ter ajuda dessas pessoas que você criar algum vínculo ?

Educação e Treinamento – A maioria dos espaços de coworking organizam eventos como uma forma de aumentar a receita e de se promover. Sejam palestras, cursos ou workshops, significa que você terá acesso rápido e fácil a eventos interessantes e oportunidades de treinamento.

Em resumo, qualquer empresa pode fazer uso de um espaço de coworking. Algumas empresas podem estar totalmente instaladas no espaço, enquanto outras podem utilizá-los como expansão de sua estrutura.


Claro que muitas vezes pode parecer que o custo financeiro não compensa, mas se colocarmos em pauta todos os benefícios para as equipes e a
economia de tempo e dinheiro na administração de um espaço próprio, com certeza o saldo será positivo. 

projetos coaching pnl ti

Wagner Prado

Master Coach e Master PNL