Resiliência no Trabalho

5 dicas para seu desenvolvimento profissional

Resiliência no trabalho é a capacidade de um profissional restabelecer a normalidade de seu estado emocional e funcional ao passar por adversidades e desafios na empresa. Quanto mais rápido volta à normalidade, mais resiliente o é.

Nós sabemos o quão desafiador é exercer alguns cargos. Inclusive, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, o estresse laboral, nomeado de burnout, é um dos problemas de saúde mais incapacitantes dos últimos tempos.

A OMS demostra que, se não houver uma medida preventiva e uma mudança na forma de trabalho, até 2025 o estresse será o fator que mais causará afastamento de colaboradores em uma empresa.

Mas como reverter o quadro? Tornar-se resiliente não é uma mudança que ocorrerá rapidamente. No entanto, sem o primeiro passo não há melhorias.

Deixamos cinco dicas para você começar a pensar diferente e contribuir para seu desenvolvimento profissional, desenvolvendo sua resiliência. Veja quais são.

1

Acredite na sua competência

Muita gente confunde potencial com capacidade e, por isso, desiste de um projeto sem ter mesmo tentado.

É normal não ter potencial para atingir determinada meta, principalmente se está concorrendo com pessoas mais experientes. No entanto, se você entender que a sua capacidade é o suficiente, usará todo o seu esforço para adquirir os conhecimentos e ter resultados positivos na jornada.

Praticar a competência é uma forma de adotar a resiliência no trabalho, principalmente quando são desafios desconhecidos. Acredite e encare-os.

LEIA TAMBÉMDesenvolvendo sua Inteligência Emocional

potencial competitivo

2

Não relativize as mudanças sem experimentá-las

Quantas vezes você encarou um desafio no trabalho de forma negativa e depois percebeu que estava errado? Essa é uma atitude bem comum quando estamos diante de algo desconhecido.

Se surgiu uma nova forma de trabalho, se seu gestor mudou algo ou se houve qualquer alteração naquela rotina que você já estava acostumado, causando algum desconforto, não relativize ou categorize como ruim logo de cara.

Experimente a mudança e, somente com experiência, analise se era, de fato, negativa.

3

Crie pausas de desapego

O desapego é fundamental no processo de desenvolvimento da resiliência no trabalho. Isso ocorre porque temos muitos picos de produtividade e estresse no ambiente corporativo.

Se você não administra isso, acaba por se sentir mais cansado fisicamente e entrega menos do que o esperado para seus gestores.

O ideal é que você faça pelo menos uma pausa onde desligue-se totalmente do que está fazendo. Isso recarrega a sua mente e ajuda na solução de diversos problemas. Atividades de Atenção Plena são bem eficientes nestes momentos. Quantas vezes você já não descobriu uma solução após uma noite de sono, de desapego.

4

Cuide da sua saúde física

Além da saúde mental, a saúde física é fundamental para a sua resiliência no trabalho. Se seu corpo não está bem, se você trabalha com algum tipo de dor ou desconforto físico, a entrega será bem menor durante o dia.

Isso compromete os seus resultados e todo o seu time. Fique atento para exames de rotina, horas de sono, hidratação e outros cuidados essenciais.

5

Tenha orientação profissional

Ter o acompanhamento de um profissional de psicologia ou coaching ajuda no desenvolvimento da resiliência no trabalho.

Invista nestes aconselhamento se perceber que não está conseguindo lidar com suas emoções. Você pode ainda orientar os seus gestores sobre a importância de ter atividades de desenvolvimento que ajudam os profissionais do seu time.

A resiliência no trabalho é um processo contínuo

E mesmo reconhecendo a resiliência no trabalho como uma conquista, é importante entender que ela é um processo contínuo.

Ninguém é resiliente sem praticar ações que alimentem essa forma de comportamento. Por isso, é sempre necessário rever todas as suas atitudes no trabalho e na vida pessoal, de forma que seja possível identificar todos os entraves que estão atrapalhando o seu sucesso.

Precisa entender melhor como funciona o processo de resiliência no trabalho? Converse conosco sobre os seus desafios.

QUER MAIS DICAS SOBRE COMO REDUZIR O ESTRESSE : 6 dicas para evitar o estresse

Gostou deste artigo ? Compartilhe com seus amigos clicando abaixo nas suas redes sociais