Consciência e Gestão de si
envolve autocontrole emocional, conhecimento de emoções e sentimentos, capacidade de adaptação, resiliência, otimismo e foco em resultados. Identificar seus padrões de comportamento para saber o que deve ser mudado.
Consciência Social
EMPATIA, compreensão do outro e de seus sentimentos, cooperação com o grupo, solidariedade. Crie ligações fortes.
Gestão de Relacionamento
requer habilidades para exercer influência, administrar conflitos e agir como um líder inspirador.
Não se queixe
passar a vida se queixando pode aliviar as frustrações, mas não encontra solução para os problemas.
Observe as Pessoas
é necessário conhecer os outros, entender o que pensam e por que reagem de determinada maneira. Isso exige atenção e sensibilidade.
Aceite os conflitos
todos temos, inevitavelmente, momentos de descontrole e impaciência. Não dá para agradar a todos, sempre. É preciso assumir esse fato e, consciente disso, agir da melhor maneira possível, com honestidade e respeito aos seus próprios sentimentos.
Não julgue
evite julgar os outros e determinar as regras de comportamento dos demais. Julgar é péssimo. A diversidade de pensamento é uma grande vantagem. Sem falar que quem gosta de julgar e criticar também costuma ser o que espalha fofocas e intrigas, e essa atitude é o que há de mais distante da verdadeira inteligência emocional.
Seja congruente
faça o que você acredita e prega, caso contrário perderá credibiidade e confiança dos demais.