indicador de performance

É bastante comum falar de KPIs em projetos, venda e marketing, mas a necessidade de conquistar um RH mais estratégico leva as organizações a utilizarem alguns indicadores para monitorar o dia-a-dia, ganhado assim mais assertividade em seus processos.

Os indicadores de recursos humanos são de suma importância para justificar os investimentos em gestão de pessoas, mostrando de forma transparente a otimização dos processos, aumento da produtividade e a redução de despesas.

Para que a escolha dos indicadores seja assertiva é necessário ter uma visão ampla do negócio. Conhecer a cultura e valores da organização, entender o perfil adequado dos colaboradores, processos administrativos e produtivos, responsabilidades e normas dos setores.

Levar sempre em conta as variáveis externas onde encontramos situação do mercado, crise atual, tecnologias, concorrentes, nova geração entre outros que deverão ser acompanhados de perto.

  

O que é um KPI?

Um indicador de desempenho chave (KPI) é uma métrica criada que permite medir o desempenho de uma atividade ou processo. São ferramentas de gestão que verifica e acompanha o nível de desempenho ou de sucesso em determinado processo específico ou geral. Contribuindo para um melhor acompanhamento de forma sistemática dos objetivos da organização.

  

Características de um KPI

  • Concreto : o KPI deve ser claro, específico e tamgível, de forma que seus dados possam ser analisados.

  • Mesurable : Se não for possível medir, não é KPI, torna-se uma informação sem valor.

  • Alcançável : Seja realista ao definir o KPI, assim seu resultado trará um grande benefício a organização.

  • Relevante : Monitorar o que  realmente é  importante, não perca tempo com  informações irrelevante, pois isso não irá contribuir para o sucesso de seus indicadores. Para ser considerado um bom KPI deve ter um sólido impacto e trazer benefício o negócio.

  • Temporal : Os KPIs devem ser medidos em tempo hábil, como semanalmente, diariamente ou mensalmente.

Alguns KPIs utilizados em Recursos Humanos

Absenteísmo

É um indicador bem importante na área de recursos Humanos, medir as taxas de ausência dos colaboradores é fundamental para um bom gerenciamento na organização.  Com esse indicador podemos medir ausências dos funcionários por motivos de atrasos, ausência por desculpas, doença ou simplesmente ausência não justificadas. Lembrando que também pode estar relacionado a problemas pessoais, conflitos com gestores, colegas de trabalho e dependência química entre outros. Com o uso do indicador é possível prever os números de forma mais assertiva e calcular o impacto do mesmo no custo da empresa.

Acidentes no local de trabalho

Ter a capacidade de medir o número de acidentes no local de trabalho é fundamental para a prevenção, minimizando assim problemas futuros, incluindo o próprio absenteísmo.

Tempo médio do recrutamento

Esse indicador pode ser útil para validação e acompanhamento do processo de recrutamento, onde será analisado o tempo médio entre o anúncio de um funcionário que está sendo desligado da organização e o recrutamento do novo funcionário que irá ocupar a posição vaga.

IMPORTANTE: Tenha cuidado, existem muitos fatores que devem ser incluídos nessa análise.

Retenção de talentos

 O índice de retenção de talentos é medido com base no número de talentos que a empresa perde para o mercado ou para a concorrência. Entretanto, a eficiência deste indicador vai depender da criação e a constante atualização de um “BANCO DE TALENTOS” na organização. Onde os profissionais serão identificados como potenciais candidatos a futuras oportunidades, utilizando critérios transparentes como resultados obtidos e avaliação de desempenho entre outros indicadores importantes para a organização.

Lembrando que a entrevista de desligamento é fundamental para uma compreensão clara dos pontos de melhoria da gestão. Esse indicador pode ser calculado por setor, evidenciando áreas críticas da organização. Com essas informações podemos diagnosticar as razões que levam os talentos a abandonarem a empresa.  A falta de perspectivas de crescimento e o modelo de liderança estão entre os motivos mais comuns.

Treinamento

Entre os Indicadores de RH, este tem grande impacto no diagnóstico da empresa e na elaboração de planos e metas. O investimento em treinamento, às vezes, pode ter pouca relevância nas organizações, mas com a adoção desse procedimento de avaliação, a empresa se obriga a estar atenta à forma como prepara e treina seus colaboradores. O treinamento é essencial para a execução bem feita e eficaz das tarefas designadas e, portanto, este assunto deve ser uma preocupação constante dos gestores de RH.

Exemplos de amostragem de KPIs

turnover
projetos
 
Micheline Carvalho

Master Coach e PNL Pratitioner