Várias vezes podemos ter a clareza e coragem para perceber nossos erros e admití-los, mas ainda assim não aprendemos nada, porque não identificamos “o porquê”. Se você não tem as causas claras, o conteúdo, a matéria, como vai aprender a lição?
Você precisa dissecar o que realmente causou o erro, alinhar as causas suspeitas e revisar todas as evidências. E veja, ainda assim não há 100% de garantia de que tudo dará certo da próxima vez, mas tenha certeza que suas chances aumentarão bastante.
Ajuste sua definição de fracasso e lembre-se de que você não é a única pessoa no mundo que comete erros. A ideia de nunca ser capaz de aprender com os erros deve passar a ser muito mais assustadora do que a de admiti-los.
Simplesmente verbalizar a frase “já aprendi com meu erro”, não mudará o resultado na próxima vez. Se você não mudar o que está fazendo, sempre obterá a mesma resposta.
Veja esta história: você nunca chega no horário no trabalho. De manhã cedo o despertador toca, você o desliga e volta a dormir uns minutinhos a mais. Então pense, qual é a causa do problema? Em geral você poderia dar algumas razões: “meu metabolismo funciona assim; ou, eu tenho estado muito cansado; ou, eu trabalho tanto, mereço mais uns minutos; ou ainda, o trânsito é melhor após o rush“. Mas a causa mais provável é que você dorme tarde demais, a culpa é sua e você não aprenderá enquanto não percebê-la e mudar a atitude, indo deitar-se mais cedo.