Ao longo de minha carreira como mentora e coach na área de negócios, percebi que pessoas de sucesso têm chaves que abrem portas para seus sonhos e que são essenciais para seus resultados extraordinários.

Conversei com vários desses líderes e resumo aqui “as 5 chaves para o despertar do sucesso”.

Começo falando então sobre sucesso, afinal o que é sucesso? Segundo o dicionário Michaelis, sucesso é aquilo “que sucede; acontecimento; fato; qualquer resultado de um negócio; bom resultado”.

Então, ter sucesso significa alcançar uma meta. Portanto se você não sabe o que está buscando, nunca saberá quando conseguiu.

“SUCESSO” pode parecer diferente para cada indivíduo, isso dependerá de seus objetivos. Daí a importância de escolher metas que o levem ao lugar que você deseja.  

Então abra sua mente e comece a utilizar as chaves certas para abrir as suas portas.

E quais são essas chaves ?

Defina seu objetivo, crie um plano de ação e prepare-se para o inesperado

Planejar o sucesso significa ter clareza de seus objetivos e ações, saber o que quer e onde se quer chegar.  Uma visão clara sobre sua vida irá nortear seu plano de ação.

O que você deseja?  A partir daí, comece suas definições de metas e qual será o passo a passo que você dará em direção a sua conquista. Esse é seu PLANO DE AÇÃO.

O inesperado pode acontecer a qualquer hora.

Vivemos em tempos nos quais são muitas as incertezas em nossas vidas e, um passo em falso ou uma mudança repentina no mundo, tudo muda. Então, pensar no inesperado pode nos fortalecer e nos levar à consciência de que precisamos e devemos lidar com os riscos em nosso plano de ação. 

Uma boa forma de pensar em riscos é fazer uma lista de coisas que podem dar errado no seu plano. Claro que você não conseguirá prever tudo o que pode acontecer. Para cada ação, pense em como eliminar uma ação negativa. Crie uma ação que resolva o potencial problema e seja criativo.

Cultive bons hábitos e priorize suas atividades

Todos podemos ter grandes sonhos, muitos objetivos e ainda assim falharmos. É preciso transformar nosso conhecimento em ação para termos sucesso. Precisamos agir repetidamente e com foco em direção ao alvo determinado. Observar o que nos limita e quais crenças estamos levando para fortalecer ou fragilizar nossos sonhos. É fundamental a mudança de hábitos e a reprogramação de nosso piloto automático para hábitos positivos.

Quando criamos hábitos, aprendemos a criar prioridades, a gastar tempo no que é importante. Se precisar busque ajuda, utilize ferramentas e não tenha vergonha de sentir-se vulnerável.

Quem pode mudar os seus hábitos? Ninguém além de você!

APROVEITE E FAÇA UMA AVALIAÇÃO DE AUTOCONHECIMENTO : clique aqui

Aprenda com os erros e crie novas estratégias

Existe um ditado que diz que “errar é humano”. O erro é uma característica humana, afinal, quem é perfeito que atire a primeira pedra. Porém, a insistência no erro não pode ser considerada uma estratégia eficiente. 

É importante ter plena consciência que podemos aprender com nossos erros e os erros dos outros. Podemos manter o foco e entender que errar pode ser um caminho para evolução e para o crescimento.

“Uma pessoa inteligente aprende com os seus erros, uma pessoa sábia aprende com os erros dos outros.”

Augusto Cury

É preciso estar atento aos comandos da vida. O que meu erro está me ensinando e que estratégia irei utilizar para retomar meu foco?

Na estrada para o sucesso não encontraremos muitas retas, os caminhos se desencontram a cada esquina, existem paradas, curvas e a frente de desafios precisamos ser resilientes para não perder o rumo.

Entender que há várias maneiras de atingir o mesmo objetivo e ser flexível pode nos ajudar na trajetória. O mundo muda todos os dias e você não pode ter um mindset fixo.

Aprenda com quem já percorreu a caminho

Quando tentamos novas estratégias, buscamos o novo e para viver o novo é preciso sair da zona de conforto. Isto pode parecer assustador, pois correr riscos sempre irá nos causar um frio na barriga.
Mas se planejados, correr riscos pode ser compensador, por isso pesquise, estude e tenha em mente que seu sucesso só depende de você. Use sua inteligência emocional para trabalhar seus medos, pois isso pode te levar a outro patamar.

Só se adquire habilidades fazendo, então não se intimide com as pedras no caminho. Comece pequeno, mas pense grande.

Aprendemos estudando, vivenciando e modelando outras pessoas que já percorreram a estrada, pessoas que admiramos e que podemos ter como mentores em nossa jornada. Ser orientado por alguém nos dá uma nova visão sobre o mesmo problema.

Então, se envolva com quem pode agregar uma nova visão a sua vida, carreira ou relacionamentos. Se pretende inovar, busque inovadores e não curiosos.

Aprenda a dizer "não" e invista em networking

Dizer “NÃO” é muito difícil e até mesmo desconfortável.  

Mas quando penso nesta palavra, penso em autoconhecimento. É preciso conhecer a si mesmo, seus limites, medos, anseios e só assim entenderá o quanto vale o seu tempo e sua energia. Isso é uma chave que poucas pessoas utilizam com maestria. Quando dizemos NÃO a algo sem relevância, deixamos espaço para o SIM de oportunidades.

Pense na importância de relacionamentos (networking) não apenas diante das necessidades e interesses. O networking deve ser constante e genuíno.

E por onde devo começar para atingir meu sucesso ?

Para te ajudar neste processo rumo ao Sucesso, formulei algumas perguntas para você refletir. 

Reserve 30 minutos sem interferências para respondê-las , escreva em um papel e guarde.

1. O quanto você se desenvolve em busca de suas metas ?

2. O que realmente você sabe e é bom em fazer ?

3. Que atitude você está tomando hoje para obter resultados em sua vida ?

4. No que você realmente acredita como indivíduo ? Quais são as coisas que você valoriza ?

5. Você tem clareza do que sente diante de uma emoção ? Você conhece inteligência emocional ?

Micheline Carvalho

Master Coach, Master PNL, Analista Business Intelligence, co-autora do livo “Realizar” e vencedora do Prêmio Mulher de Negócios pelo SEBRAE.

Gostou deste artigo ? Compartilhe com seus amigos clicando abaixo nas suas redes sociais

as 5 chaves para o despertar do sucesso