Por que não aprendemos com nossos erros?

No dia-a-dia nos pegamos cometendo os mesmos erros de sempre. Observe bem o que digo. Ou melhor, é mais fácil observar os erros dos outros, então, vamos lá!

Olhe a sua volta e veja como os seus próximos vivem repetindo seus próprios erros: é sua esposa ou esposo fazendo de novo aquilo que vocês já concordaram que não é bom; a diarista errando de novo na sua rotina; seu filho não estudando, mesmo tendo “tomado bomba” no trimestre passado; o colega de trabalho tentando, como mágica, ter um resultado diferente, mas fazendo do mesmo jeito. Se sabemos que o resultado será negativo, por que não aprendemos com nossos erros ?

OOps!

Porque na maioria das vezes distorcemos a realidade, fazendo parecer que não cometemos erro algum. Reconhecer e assumir um erro é nossa maior dificuldade. Não gostamos de nos sentir mal, tolos ou parecer que não somos inteligentes o bastante e por isso encontramos maneiras de ludibriar nossa mente sobre a verdade. Tentamos nos proteger. Dizemos a nós mesmos: “Eu não errei, assim que devia ser. É um aprendizado”. Mas que aprendizado??!!

POR QUE NÃO APRENDEMOS COM NOSSOS ERROS

Isso que fazemos é conhecido como “viés de apoio à escolha” e é uma tendência em criarmos atributos positivos para uma escolha que fizemos e não há como voltar atrás.

Lembra daquela bolsa, daquele sapato ou daquele gadget que você sabia que não precisava tanto mas arrumou uma razão lógica para comprá-lo? É isso.

Não me entenda mal, claro que merecemos nos presentear. (Olha aí meu viés de apoio!)

Seu novo projeto não deu certo? Ora, a culpa foi da pandemia, foi do mercado desaquecido, sua ideia é muito inovadora para os tempos atuais, faltou financiamento. Raramente a responsabilidade (ou culpa, se preferir) é sua. Nos convencemos de que certos resultados são produto de fatores externos, de variáveis e que uma hora a variável estará correta e assim, continuamos seguindo a mesma velha rotina.

Um erro, em geral, gera dor e nossas decisões são baseadas na busca pelo prazer ou na fuga da dor. Então pergunto novamente: por que, mesmo na dor, repetimos nossos erros ? Por que não aprendemos com nossos erros?

E existem aqueles que sequer percebem seus erros, seja por um desvio moral ou por dificuldade em enxergar as consequências para o mundo, o trabalho e as pessoas. Existem aqueles que, mesmo sabendo de seu erro, escolhem repeti-lo. Mas vamos deixar esses casos para um texto futuro.

O que um erro me ensina

por que não aprendemos com nossos erros

O que você realmente aprende com seus erros? Talvez você possa aprender o que NÃO fazer novamente. 

Por exemplo: se você foi excessivamente intolerante com alguém, causando um mal estar, você pode aprender que não deve ser intolerante. 

Mas que valor tem nisso? Você sabe como “não ser intolerante”, como impedir o que te leva a ser intolerante?  

Se você ainda não sabe o que fazer depois da falha ou como evitá-la, você ainda pode repetir os mesmos erros. Então continuamos a cometer erros aprendendo com nossos erros!

Pesquisadores do MIT, liderados pelo professor de neurociência Earl K. Miller, mostraram pela primeira vez que o cérebro aprende mais após um sucesso do que após um fracasso. O estudo indica, ao contrário de pesquisas anteriores, que os neurônios no cérebro são capazes de manter uma memória de sucessos e fracassos recentes durante o aprendizado, mas as memórias de sucesso trouxeram mais ideias e criatividade que as do fracasso. 

Também o Dr. Braden Purcell, da Universidade de Nova York, descobriu que as memórias de fracasso diminuem o nosso tempo de reação para coletar informações, na esperança de evitarmos que a confusão anterior se repita. Além disso, nossos sentidos tornam-se menos sensíveis ao mundo ao nosso redor, distorcendo a qualidade das evidências que coletamos para tomar a próxima decisão.

Concluindo, o erro nos ensina muito pouco se não conseguirmos coletar as informações certas para entendê-lo, o que não é um processo fácil e habitual.

E quando reconhecemos nosso erro

Várias vezes podemos ter a clareza e coragem para perceber nossos erros e admití-los, mas ainda assim não aprendemos nada, porque não identificamos “o porquê”. Se você não tem as causas claras, o conteúdo, a matéria, como vai aprender a lição?

Você precisa dissecar o que realmente causou o erro, alinhar as causas suspeitas e revisar todas as evidências. E veja, ainda assim não há 100% de garantia de que tudo dará certo da próxima vez, mas tenha certeza que suas chances aumentarão bastante.

Ajuste sua definição de fracasso e lembre-se de que você não é a única pessoa no mundo que comete erros. A ideia de nunca ser capaz de aprender com os erros deve passar a ser muito mais assustadora do que a de admiti-los.

Simplesmente verbalizar a frase “já aprendi com meu erro”,  não mudará o resultado na próxima vez. Se você não mudar o que está fazendo, sempre obterá a mesma resposta.

Veja esta história: você nunca chega no horário no trabalho. De manhã cedo o despertador toca, você o desliga e volta a dormir uns minutinhos a mais. Então pense, qual é a causa do problema? Em geral você poderia dar algumas razões: “meu metabolismo funciona assim; ou, eu tenho estado muito cansado; ou, eu trabalho tanto, mereço mais uns minutos; ou ainda, o trânsito é melhor após o rush“. Mas a causa mais provável é que você dorme tarde demais, a culpa é sua e você não aprenderá enquanto não percebê-la e mudar a atitude, indo deitar-se mais cedo.

E como reconhecer as causas de um erro? Pegunte-se

  • Qual foi a provável sequência de eventos que me levaram a este resultado?
  • Foram vários pequenos erros que me levaram a um maior?
  • Houve alguma suposição errada feita por mim?
  • Eu estava tentando resolver o problema certo?
  • O que eu faria de diferente na mesma situação?
  • Por fim, pergunte a si mesmo se você estava tentando o impossível. Nesse caso, o que aconteceu realmente não foi um erro, mas um evento inevitável.

Outra dica valiosa é: compartilhe seus erros nos negócios ou carreira com outras pessoas e você aumentará a probabilidade de sucesso para outras pessoas.

Se o problema for complexo, volte o máximo que puder para revisar cada etapa do caminho e aqui eu te sugiro fazer uma “análise de causa e efeito”.

O único no seu caminho é você

POR QUE NÃO APRENDEMOS COM NOSSOS ERROS

O pior de tudo é que às vezes sabemos que algo não está dando certo, sabemos que a culpa é nossa, mas nem tentamos entender e consertar. E qual nossa reação? Reclamamos e desistimos. Ficamos desmotivados, lamentamos, virando uma bola de neve até criarmos a crença de que não fazemos nada certo.

Para realmente aprendermos com um erro precisamos mudar nossa percepção do mundo, sermos realmente flexíveis, tendo a capacidade de alterar nossa visão e “fazer diferente” da próxima vez. Não abuse do diálogo interno, racionalizando consigo mesmo, não espere que as coisas mudem sem que você mude, identifique corretamente o que deu errado e apenas insista no seu plano.

Erros são inevitáveis e resposta a eles é o que importa. Você não deve abandonar seu objetivo ao errar, mas deve seguir por outro caminho que ainda o leve a ele.

A melhor parte sobre os erros é que todos nós os cometemos, então não há motivo para envergonhar-se. Eles se tornarão commodities em algum momento. Portanto, descubra uma maneira de tornar seu aprendizado divertido.

SE NADA MUDA EU MUDO TUDO MUDA

Wagner Prado

GESTOR, MASTER COACH, MASTER PNL, ANALISTA COMPORTAMENTAL

Gostou deste artigo ? Compartilhe com seus amigos clicando abaixo nas suas redes sociais

Por que não aprendemos com nossos erros?