De acordo com a Scientific Electronic Library, o conceito de RH Estratégico surgiu nos anos 80 e foi construído a partir de conceitos de duas grandes Universidades : a Michigan Concept e a Harvard Concept.
O Michigan Concept define o RH estratégico como a junção de missão, estrutura e estratégia. Ou seja, seleção, avaliação, remuneração e desenvolvimento devem ser realizados estrategicamente. Já para a Harvard Concept, o setor de Recursos Humanos é um tomador de decisões no planejamento estratégico da empresa.
Para tal o RH deve estar alinhado ao negócio da corporação, integrando as decisões tomadas pelos gestores, com diretrizes, processos e objetivos bem definidos.
Fato é que um RH estratégico produz efeitos mais rápidos, como comprometimento, produtividade e competências.
RH estratégico versus RH tradicional
Como ter um RH estratégico ?
Os colaboradores devem ter seus comportamentos alinhados à estratégia da empresa, sua missão e valores.
É necessário que todos possam ser ouvidos, que opinem e tenham feedback.
O RH precisa demonstrar para a direção da empresa o valor que as metas e estratégias têm, principalmente quando possuem o respaldo dos profissionais de cada área. Depois, é preciso traçar essas metas e acompanhá-las.
Não é um trabalho rápido, pois estamos falando de modificar cultura. Entretanto, os resultados ocorrem em curto prazo quando o RH for bem estruturado.