Pesquisa de Clima Organizacional

É um instrumento que identifica o clima, o ambiente e as condições de relacionamento colaborador/organização, servindo como base para a formulação de estratégias de mudanças e reformulações estruturais, ajudando os administradores a obterem respostas precisas sobre a opinião dos colaboradores.

O método consiste em aplicar a todos os colaboradores um questionário digital ou impresso, com garantia de anonimato, a fim de mensurar o nível de satisfação dos colaboradores com relação aos aspectos do ambiente organizacional e a maneira como as pessoas interagem umas com as outras.

A análise, o diagnóstico e as sugestões são usados como instrumentos valiosos para o sucesso de programas voltados para a melhoria da qualidade, do aumento da produtividade e de avaliação de políticas internas.

O resultado final da Pesquisa de Clima Organizacional deve apresentar as informações necessárias para a identificação de oportunidades de melhoria e a organização poderá elaborar um plano de ações.

O processo traz benefícios, tais como :

  • Redução de conflitos internos e da rotatividade;
  • Otimização da comunicação interna, criando sinergia dos colaboradores e lideranças;
  • Investimentos em treinamento e desenvolvimento, integração dos diversos processos e áreas funcionais;
  • Melhoria do ambiente de trabalho e da percepção do colaborador referente à organização;
  • Identificação dos pontos críticos para balizar programas de melhoria e aperfeiçoamento interno.

Ainda, promove uma oportunidade de avaliação, feedback e reorientação dos colaboradores e das lideranças em torno dos objetivos organizacionais. Cria oportunidade para os colaboradores refletirem sobre seu desenvolvimento profissional e pessoal.